segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Deus é sádico

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

(Carlos Drummond de Andrade - Quadrilha)

------------------------------------------------------------------------

O mundo é uma sucessão de eventos, fatos e pessoas. Tudo e todos estão conectados/interligados. E não sei o quanto isso pode ajudar (ou atrapalhar)... A vida é cíclica, afinal. Todos a bordo do suave, doce e enjoativo carrossel da imprevisibilidade. Mas cada volta é acompanhada por essa sensação frustrante, esse déjà vu quase tangível.

Até parece que Deus é um garoto sádico jogando The Sims. Cria e mata personagens como bem quer, produz enredos amorosos trágicos, dignos dos melhores roteiristas de novelas mexicanas e gosta mesmo é de ver o circo pegar fogo! Afinal, quem joga The Sims sabe que manter sua família normalzinha e bem-cuidada é totalmente entediante.

Então, como Deus está preocupado demais com os índices de audiência deste dramalhão mexicano eterno, as pessoas que gostam de você raramente serão aquelas que você gosta. E isso não se explica nem se condena. Apenas acontece: Você encontra o homem da sua vida, ele, que faz "click!", simplesmente encaixa perfeitamente, mas ele já tem a mulher da vida dele. Ela, por sua vez, já tem outro homem da vida e é assim ad infinitum.

Talvez essa seja a beleza inexplicável da vida. Você sempre desempenha os dois papéis antagônicos ao mesmo tempo; o loser sofredor, Charlie Brown morrendo de amores pela "garotinha ruiva", e o conquistador nato, o Don Juan impiedoso. O mais engraçado é que você não sabe exatamente porque ficou tão caído por ela, e muito menos o que você fez para a outra ficar tão a fim de você. Tá na hora dos seus complexos de inferiordade e superioridade dominarem a situação.

Enquanto isso, Deus está lá, apontando pra gente e rindo.